Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2006

Vamos ajudar...

... as pessoas
Projecto Tampinhas: http://www.tampinhas.org

Este projecto consiste na troca de tampas de plástico por cadeiras de rodas e outro material ortopédico.
Passo a explicar:
Guardem todo o tipo de tampas de plástico limpas (de garrafas de leite, refrigerantes, iogurte, azeite, óleo, etc.). Entreguem-nas, depois, num dos vários pontos de recolha. Esse ponto de recolha encaminha as tampas para um dos centros de reciclagem aderentes. O centro de reciclagem compra as tampas e, com o dinheiro obtido, são compradas cadeiras de rodas e outro material ortopédico para entregar a quem deles necessita.
No site, estão indicados os vários pontos de recolha existentes no país (se bem, que alguns pontos não estão lá mencionados), o material comprado e a comprar, quem o recebeu e quem o vai receber, os organizadores do projecto, os objectivos - está lá tudo explicadinho!

Eu faço o seguinte: vou guardando todas as tampas num garrafão de água. Quando o garrafão estiver cheio, coloco as tampas num saco de plástico (eles pedem para não entregarmos as tampas dentro dos garrafões, pois é muito moroso retirá-las. Se toda a gente entregar assim, eles não fazem mais nada!), e entrego-as num ponto de recolha. Eu vou entregar nos Bombeiros Voluntários de Carcavelos (um dos pontos não mencionados no site).

Podem, também, ajudar de outra forma: eles precisam de voluntários (neste momento, webdesigners e administrativos)!

Vá lá: não custa nada!

... o Ambiente
Onde deitar o óleo dos fritos?
Mesmo que não façamos muitos fritos, quando os fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo?
Este é um dos maiores erros que podemos cometer.
O melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa garrafa de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes, de água ou até as do próprio óleo), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).
Todo o lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local de triagem.
Assim, as nossas garrafas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem, juntamente, com os esgotos, para uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, sendo necessário dispender milhares de euros a mais para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA: o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Só o ser humano degrada o meio ambiente. Só o ser humano pode recuperá-lo.

Sem comentários: