sexta-feira, 20 de julho de 2007

Preservando o meio ambiente...


O que fazemos para contribuir para a preservação do meio ambiente?

Vou partilhar o que faço eu e, muitas das coisas, abaixo listadas, ainda contribuem para poupança económica:

- utilizo lâmpadas económicas por toda a casa (não há uma que não seja). E estas lâmpadas são recicláveis (na loja IKEA recebem-nas para reciclar)
Saber mais
Saber mais

- só mantenho luzes ligadas quando necessárias

- só ligo o aquecimento (no meu caso, portátil e a óleo), quando necessário (quando aparecem visitas com frio, heheh…)

- não deixo os equipamentos ligados em stand-by, pois continuam a gastar energia e não estão a ser utilizados. Para facilitar, em alguns casos, utilizo réguas (tomadas) com interruptor
Saber mais

- não deito óleo para o ralo do lava-loiças: guardo-o dentro de um recepiente fechado (por exemplo, uma garrafa de plástico - até pode ser a do próprio óleo) e, depois, coloca-o no lixo normal
Saber mais
Saber mais

- poupo água de várias formas:
1) desligo a torneira sempre que não estou a precisar de água (enquanto passo a escova nos dentes, enquanto me ensaboo, enquanto esfrego a loiça…)

2) na banheira, enquanto aguardo que a água aqueça, deposito-a num garrafão e, como essa água está limpa, utilizo-a, mais tarde, para lavar o chão da casa

3) enquanto tomo banho, o excesso de água vai sendo depositado num balde que coloco na banheira (no meu caso, o balde de lavar o chão). Depois, utilizo essa água para a sanita

4) só utilizo as máquinas da loiça e da roupa quando estão cheias

Saber mais

Saber mais

- nunca deito lixo para o chão, por mais pequeno que seja

- utilizo os produtos até ao fim, evitando desperdícios. Por exemplo, embalagens de cremes para as mãos e para o rosto: quando parecem ter chegado ao fim, ainda têm muito produto. Assim, corto-as ao meio e aproveito o creme que não sai se apertarmos a bisnaga. Depois, vai para reciclar.

- compro produtos o menos embalados possível

- reciclo, reciclo e reciclo: papel (já utilizado na frente e verso), jornais, revistas, papel de embrulho, publicidade, recibos de Multibanco, cartão, embalagens de sumo, leite, detergentes, manteiga, latas de atum e de bebidas, garrafas e sacos de plástico, esferovite, pilhas e muito, muito mais.

Algumas destas embalagens lavo-as na máquina antes de colocar para reciclar, pois têm gordura.

Saber mais

- guardo as tampas de plástico de embalagens várias (de cremes, detergentes, patés, de sumos, água…) e entrego-as num dos vários pontos de recolha da Associação Tampa Amiga

Saber mais

- reciclo medicamentos e radiografias, entregando-os numa farmácia. Entrego tanto os medicamentos fora de prazo, como as embalagens já vazias.

Saber mais

- reciclo material informático: entrego tinteiros e toners na Associação de Bombeiros Voluntários da minha terra natal e procuro local onde possa entregar computadores e scanners

- reutilizo e dou para reutilizar. Quando me mudei para a minha casa muitas peças de mobiliário eram (algumas, ainda são, em segunda mão, provenientes de ofertas ou de achados). As que já não estão comigo, ou foram apetrechar outra casa ou estavam inutilizáveis.

Também doo roupa e outros objectos em bom estado de conservação que já não me serve ou que já não quero.

É capaz de me ter escapado alguma coisa, mas, é essencialmente, desta forma, que contribuo para a preservação do meio ambiente.

E vocês? Partilhem connosco…

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois minha amiga, eu também faço muitas destas coisas, e acho que fazemos muito bem!!
Eu tenho, e julgo que tu também, um contador bi-horário, com o esquema de horas mais adequado ao consumo de energia que fazemos cá em casa e utilizo as máquinas no periodo económico.
Tenho que aprimorar a minha reciclagem... (o meu gajo pergunta onde reciclas o esferovite?) mas pelo menos, fazemos alguma coisa para contribuir para a preservação do único planeta que temos para viver!
Beijos

SS