Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

Ajudar sem gastar

Nestes últimos tempos, parecem haver mais pessoas a ajudar e a querer ajudar os outros mas, devido à situação económica que se vive, há, também, mais pessoas a necessitar de ajuda e, por outro lado, quem ajuda poderá ter menos recursos financeiros para o fazer.

Para além de doar trabalho e tempo, de que outras formas podemos ajudar sem gastar?

1. Tampinhas - guardar e recolher tampas plásticas de recipientes variados que usamos no nosso dia-a-dia e entregar a quem delas necessita. As tampinhas serão vendidas a empresas de reciclagem e as verbas angariadas servirão para custear tratamentos ou para aquisição de material ortopédico. Há centenas de campanhas e locais de entrega espalhados pelo nosso país:
- Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém (no café)
- Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana
- e muitos, muitos mais...

Que tampinhas são aceites?
- de detergentes (loiça, roupa, chão, cozinha, casa-de-banho...), higiene e beleza (cremes, champô, amaciador, gel de banho, sabonete líquido, pasta de dentes, desodorisantes, perfumes...), de alimentos (águas, sumos, leite, iogurtes, especiarias, patés, compotas, azeite, óleo...), de canetas. Tampas plásticas de qualquer tamanho e feitio!


2. Papel - guardar e recolher o papel em vez de o colocar no ecoponto e entregá-lo num dos pontos de recolha do Banco Alimentar (BA), no âmbito da campanha Papel por Alimentos, que teve início em 2012. O papel será, posteriormente, vendido pelo Banco Alimentar à Quima (empresa de reciclagem) e, por cada tonelada de papel, o BA recebe 100 euros para comprar alimentos a serem distribuídos pelas várias associações do país.
Para saber mais sobre a campanha e sobre os locais de entrega, visite o site da campanha Papel por Alimentos.

Que tipo de papel é aceite?
- jornais, revistas, cadernos, papel de rascunho, fotocópias, papel impresso, folhetos publicitários, recibos de supermercado, envelopes (tudo o que seja papel e não cartão).

Para verem que não é difícil fazer isto: em 2012, recolhi 280kg de papel (de minha casa, de casa da minha tia, do escritório e de um café) e, em 2013, recolhi 119,5kg (de minha casa e do escritório).


3. Escovas de dentes usadas - quando a sua escova chegar ao fim dos seus dias, não a coloque no lixo nem na reciclagem: entregue-a num dos pontos de recolha do projecto EcoEscovinha.
Este projecto foi desenvolvido e iniciado por uma médica dentista e tem o objectivo de recolher escovas de dentes usadas para serem encaminhadas para reciclagem, sendo convertidas em mobiliário urbano. Por outro lado, por cada 250 escovas recolhidas são entregues 50 kits de higiene dentária a crianças desfavorecidas.
Para saber mais sobre o projecto, parceiros e locais de entrega (Ecoescovão), visite o site da Clínica EspecialDente.
Para além dos pontos de recolha mencionados no site, sei, também, que existe um Ecoescovão nos Salesianos do Estoril e, por outro lado, este projecto costuma estar presente em diversos eventos escolares e não só.


4. Doação de artigos em bom estado - quer se trate de roupa, brinquedos, livros, artigos para a casa, mobiliário, electrodomésticos, entre outros. Pode entregá-los nos centros paroquiais, em instituições ou, directamente, a quem precise. Abaixo, alguns exemplos:
- Campanha Bota Minuto - recolha de sapatos, em bom estado, de 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro. Esta campanha iniciou-sem 2008. A campanha de 2014 ainda não começou, mas já confirmei, junto da Bota Minuto, que vai ter lugar nas datas do costume.
- Doar em Lisboa - lista de algumas instituições do concelho de Lisboa e de bens de que necessitam.
- Doar em Cascais - lista de algumas instituições do concelho de Cascais e de bens de que necessitam.
- Associações de Animais - precisam de mantas, por exemplo.

 
5. Doe sangue ou medula óssea - estas doações podem salvar vidas e não custam nada. Ok, ficamos sem um bocadinho de sangue ou medula, mas que o nosso corpo, em pouco tempo, reporá.
As mulheres podem doar sangue de 4 em 4 meses e os homens de 3 em 3 meses. Para doar sangue deverá ser saudável, pesar mais que 50kg e ter entre 18 e 65 anos. Para saber mais informações, dirija-se a um Centro Regional de Sangue ou a um Hospital.
Para doar medula, as condições são muito semelhantes: ser saudável, pesar mais que 50kg, ter entre 18 e 65 anos e não ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980. Para mais informações, dirija-se a um dos centros de dadores (Centros de Histocompatibilidade do Sul, do Centro e do Norte) da sua região.
No Portal da Saúde, pode consultar mais informações sobre todo o processo.


6. Outras ideias - Uma pesquisa na internet ou uma conversa com amigos ou familiares, podem dar-vos outras ideias. Aqui, seguem mais 20 ideias de como ajudar, a maioria das quais, não implica gastar nem um cêntimo.

Sem comentários: