Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

Pingu rumo à Antárctica


Vamos ajudar este Português a ganhar uma viagem à Antárctica.

Visitem o site dele para saberem um pouco mais e, depois, votem no Pingu.

Divulguem pelos vossos amigos... estes são os últimos dias de votação e são cruciais para que ele ganhe!

Visitem e divulguem: Rumo à Antárctica


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Emília | Sítio do Picapau Amarelo | RIP

Parece que só aqui venho para dar notícias tristes... Morreu a "nossa" Emília (Dirce Migliaccio), do Sítio do Picapau Amarelo, aos 75 anos, vítima de pneumonia.

Este é o episódio em que a Emília começa a falar:

terça-feira, 15 de setembro de 2009

RIP Pactrick Swayze


Esta madrugada faleceu, aos 57 anos, o actor Pactrick Swayze, estrela de um dos filmes da minha vida: "Dirty Dancing".



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dividir para conquistar...

... e eu, de forma quase inconsciente e muito ingénua, estava a acatar as indicações e a seguir por esse caminho.

Mas, todos os momentos são bons para acordar e lixar a estratégia do pseudo-genial estratega.

Estamos, sempre, a tempo de nos tornarmos pessoas melhores!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Não se faz sumo de laranja com limões...


... é a opinião que têm sobre mim no que se refere ao meu trato com os clientes (da qual tomei conhecimento por portas travessas).

Isto faz jus ao velho ditado que eu oiço na minha cabeça, em determinados momentos:

"Nas costas dos outros, vejo as minhas!"

1984


Eu vivo num constante 1984.

Para todos os lados para que me vire, para onde quer que olhe, há, sempre, pelo menos, um par de olhos de olho em mim!
O que quer que diga, o que quer que faça é vigiado a cada sílaba, a cada milímetro!

Tudo é vigiado, controlado e castrado por olhos humanos e por bits e bytes (tudo o que faço no meu PC é visível no central).

Obviamente, concordo que este ambiente exige algum controlo para que sirva o seu propósito, mas proibir, até ao limite, provoca um clima de constrangimento absoluto... sinto-me, constantemente, oprimida.

Ainda há quem, por aqui, se admire de eu, raramente, esboçar um sorriso ou rir de piadas (há quem tenha liberdade para tudo, até para dizer piadas... quem pode, pode... e quem é pode sempre...?)

Apesar de viver num constante 1984, por vezes, há experiências mais orwellianas que outras. Hoje, vivi uma delas: alguém via o que fazíamos, a cerca de 5 kms de distância, através do computador. Isto, sim, é estar em cima do acontecimento!

E, logo hoje, que estava entusiamada e a recuperar a motivação!


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Bacalhau com Todos ao Poder!

Está uma pessoa a ver televisão, mais propriamente, o "5 para a Meia-noite", na RTP2, quando lhe é apresentada uma série de cartazes políticos, todos com a sua graça. Mas, houve um que me tocou mais pela aproximação geográfica com a terra natal.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Porque sou Mulher...


Num Dia da Mulher (julgo que no ano passado), um senhor perguntou-me se já me tinham desejado um Feliz Dia da Mulher. Respondi que nunca mo tinham desejado, nem naquele ano nem em outros anteriores. Fui logo acusada de me estar a fazer de vítima. Mas, não estava: apenas, disse a verdade.

E, pensei cá para comigo: não preciso que me desejem um Feliz Dia da Mulher uma vez por ano (apesar de perceber e apoiar a sua existência, como vou explicar adiante)... o que preciso, quero e exijo é que eu e todas as outras mulheres sejamos respeitadas todos os dias do ano, da nossa vida.
E o trabalho começa em nós, Mulheres: temos que tratar-nos melhor umas às outras e respeitarmo-nos mais... temos que nos tratar como queremos que os outros nos tratem a nós... temos de dar um exemplo positivo (e não negativo, como vejo por aí aos pontapés).

Se as mulheres dizem o que dizem umas das outras, se fazem o que fazem umas às outras, os homens vão fazer o mesmo e vamos continuar a precisar e a comemorar o Dia da Mulher.

Nos dias que correm, ainda oiço, de novos e velhos, homens e mulheres: "Ela não faz nada, não trabalha... está o dia todo em casa.", como se tratar da casa, dos filhos, do marido não fosse nada, como se gerir vidas, sem direito a folgas, férias ou faltas não fosse nada... é estar ali, sempre!
Também oiço: "Está em casa todo o dia só a cuidar do bebé recém-nascido e não faz mais nada lá em casa", como se estar grávida 9 meses, dar à luz, amamentar de 2 em 2 horas, tratar de uma criança todo o dia, muitas vezes, sozina, desse uma energia desmesurada para cozinhar, varrer, limpar, lavar, organizar...
E os "é inteligente, mas não deve muito à beleza" ou o inverso. "E porque tem celulite, ou o cabelo estragado, ou porque não se arranja ou porque se arranja demais, ou porque tem a mania que sabe tudo ou porque se dedica à carreira colocando a família em segundo lugar ou porque escolheu a família em detrimento da carreira ... and so on... and so on...

Que tal respeitarmos as nossas diferenças e aceitarmos cada uma tal qual ela é?
A cada uma, cabe mudar o que quiser e se quiser e não o que e quando os outros acham.

Nota: estou a generalizar comportamentos de mulheres e homens, para provar um argumento. Eu ainda sou das poucas que acredita que não são todos iguais :-)

Viciada em...

... ser uma agricultora virtual, com a aplicação FarmVille, do Facebook.

Uma nova energia...


É impressionante o poder que o exercício exerce sobre uma pessoa. Há só 2 dias que retomei a rotina (ainda não se pode chamar rotina, eu sei!) do ginásio e já me sinto outra: mais enérgica, mais animada, mais paciente...

Passei a ir ao ginásio de manhã, antes do trabalho, o que só tem um contra: acordar bem mais cedo, o que faz com que me ande a arrastar, pela casa, às 7 da matina... pareço uma tontinha!
Os prós são muitos: tenho o fim de tarde livre, o que, com o sol, ainda dá para uma caminhada à beira-mar; há menos gente no ginásio, menos barulho e menos confusão; ganho energia e paciência para o resto do dia e até vou mais animada para o trabalho (só por este pró vale bem a pena acordar 2 horas mais cedo que o habitual).

Que bem preciso de animação e tolerância para o trabalho!
Aqui há uns dias, no final de mais um dia, um pouco depois da hora e já sem os colegas no escritório, há silêncio.
Termino umas tarefas, antes de dar o dia por findo. O boss está na sua secretária.
O silêncio continua mais uns minutos, até que oiço, alto e bom som, vindo do nada: "Ó S. tem namorado?"

Após uns instantes de estupefacção, pergunto a que propósito veio a pergunta... "Curiosidade", é a resposta que obtenho.
Não sei porque ainda me admiro com estas questões inapropriadas e descontextualizadas. Durante todo o dia, devemos ter trocado meia dúzia de palavras e só sobre trabalho (nada de assuntos pessoais), e, de repente, sai-lhe aquela pergunta porque estava curioso!

Enfim, tenho o ginásio e as caminhadas ao fim do dia, para me darem energia... tenho vocês para desabafar... e o meu namorado ;-)