Páginas

domingo, 15 de março de 2009

Massa com brócolos e molho de queijo

Pronto, acabei de ver outra receita maravilhosa desse génio da culinária que é o grande Jamie Oliver... quero fazer... quero cozinhar... quero... quero... quero!

Ingredientes

Massa
100g de farinha por pessoa
1 ovo por pessoa
sal

(Nota: pode fazer com massa seca ou fresca já cortada, ou ainda, cortar as placas de massa fresca para lasanha, como alternativa a fazer a sua própria massa).

Molho de queijo
125 ml de crème fraîche
75 g de queijo fontina (ou outro que derreta, facilmente)
75 g de queijo Parmesão ralado
sal e pimenta
200 g de brócolos
2 gemas de ovo
manjerona, óregãos e tomilho (de preferência, frescos)

Parta os ovos para o recipiente da batedeira e junte a farinha. Deixe misturar bem, até ganhar alguma consistência. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha (a massa deverá ficar pastosa, mas não pegajosa).

Coloque a mistura numa superfície plana polvilhada com farinha (mesa ou bancada da cozinha) e molde a massa com as mãos, até ficar numa bola suave. Divida a massa em quatro partes iguais.
Passe a massa numa máquina própria, no nível mais grosso, cerca de 4 ou 5 vezes. Continue o processo e vá diminuindo a distância dos rolos de moldar, até a massa ficar sedosa, suave e tão fina quanto um CD.
Repita este processo para as restantes partes da massa.
Polvilhe, generosamente, cada folha de massa obtida, com farinha, dobre-a e corte-a em tiras de cerca de 1 cm (pode cortar a massa em tiras na própria máquina). Este processo é individual para cada folha de massa. Misture todas as tiras com os dedos, para que fiquem bem soltas.

Coloque, ao lume, uma panela grande com água e sal, para ferver. Numa taça (larga o suficiente, para que possa ser colocada em cima da panela), misture o crème fraîche, o fontina e o Parmesão. Tempere com sal e pimenta. Coloque a taça sobre a panela, para que os queijos derretam devagar, o que não demorará muito.
Entretanto, corte, finamente e na diagonal, os pés dos brócolos, deixando as cabeças inteiras (se estas forem muito grandes, corte-as ao meio).

Retire a taça dos queijos de cima da panela, quando estiverem derretidos e reserve. Coloque, na panela com água a ferver, a massa e os brócolos. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos.
Misture as gemas de ovo e a manjerona (ou outras ervas), no molho de queijo.
Escorra a massa e os brócolos (deixando um pouco de água; não escorra na totalidade). De imediato, misture o molho de queijo à massa (o calor da massa é suficiente para cozinhar os ovos). Se o molho ficar muito espesso, junte um pouco da água de cozer a massa.

Sirva de imediato, polvilhada com queijo parmesão e um fio de azeite.

6 comentários:

Batista disse...

O Jamie é um cozinheiro fantástico e bem ditos sejam os que me ofereceram um dos seus livros.

O problema está em arranjar boa parte dos ingredientes! :) Mas não haverá nada que uma boa ocasião e um toque de imaginação não resolvam!

Santiagando disse...

Se, um destes dias, deres por falta do livro, fui eu que, pela calada da noite, te invadi a casa e o confisquei... :-)

Batista disse...

Desde que o resultado seja qualquer coisa como uma bela receita com os ingredientes originais (não, óbvio que não estou a falar em "aldrabar" ingredientes), não me importo de to ceder...temporariamente :)

lol

Santiagando disse...

Não precisas de o dizer, novamente... O desafio foi aceite aqui pela "je".

Está combinado: cedência do livro em troca de uma receita original, não aldrabada (e tem que ficar gostosa, também... já que é para fazer é para fazer como deve ser! - fasquia bem lá no alto)

:-)

Batista disse...

Olha que há ali umas quantas bem dificeis...ok, estou a inventar! Mas há ingredientes maléficos! lol

Eu não sei...a mim só me dá para elevar a fasquia, não é por nada!

MAs lá está...também sei que estás bem à altura do desafio! :)

Santiagando disse...

Ai... estás a desafiar-me ainda mais... lol...

Daqui a pouco dou-te a escolher uma das receitas para eu a cozinhar... :-)