Páginas

domingo, 15 de março de 2009

Pasta with leek

Não há fotografia, pois ainda não fiz esta receita. Vi-a, este fim-de-semana, no programa do Jamie Oliver e fiquei com imensa vontade de a fazer. Só preciso da ocasião certa.
Por enquanto, fica a receita:

Ingredientes
azeite
tomilho e rosmaninho frescos
sal e pimenta
5 dentes de alho
5 alho franceses
500g de massa fresca para lasanha
queijo parmesão ralado (mão-cheia)
manteiga
1/2 copo de vinho branco
0,5 l de caldo de vegetais
presunto (Parma / prosciutto)
pão duro
cogumelos Porcini secos (mão-cheia)

Leve 3 dentes de alho e o tomilho ao lume, numa frigideira com azeite e um pouco de manteiga. Adicione o alho francês cortado em rodelas. Regue com o vinho e tempere com sal e pimenta. Junte o caldo de vegetais e mexa. Disponha as fatias de presunto sobre o alho francês, para diminuir a evaporação dos líquidos. Deixe cozinhar, em lume brando, durante 30 minutos.

Entretanto, faça Pane Frittata: na picadora, coloque os cogumelos e o pão, até ficarem bem picados. Numa frigideira deite azeite, 2 dentes de alho esmagados e rosmaninho Frite por um minuto e adicione a mistura do pão. Deixe tostar, em lume brando, até as migalhas ficarem escuras e estaladiças. Reserve sobre papel absorvente.

Polvilhe as placas de massa com um pouco de farinha, para não colarem e coloque-as em cima umas das outras. Enrole-as e corte em tiras de cerca de 1 cm e separe-as com os dedos. Leve a cozer em água a ferver, durante cerca de 2 minutos.
(nota: pode utilizar massa seca ou fresca, mas já cortada).

Retire as fatias de presunto e pique-as com uma faca. Volte a juntar ao alho francês e misture. Adicione o queijo ralado e um pedaço de manteiga.
Escorra a massa (não totalmente: deixe um pouco de água) e junte ao preparado anterior. Mexa rapidamente e sirva logo de seguida. Polvilhe, cada prato, com o Pane Frittata, um pouco de queijo ralado, um fio de azeite e folhas de tomilho.
Sirva o

Juro que estou com água na boca e um buraco no estômago. Quero mesmo experimentar esta receita. Ocasião e candidatos?

3 comentários:

Batista disse...

Acompanhado com um bom tinto?

Santiagando disse...

Alentejano, claro!

Batista disse...

Como não podia deixar de ser, alentejaninha! :)