quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Alimentos ao mês

O que aprendi, ontem, na rubrica Conta, Peso & Medidas, no programa Mundo das Mulheres, na SIC Mulher: o melhor alimento para cada mês, os alimentos da época.

Janeiro: banana
Este fruto estimula a produção de serotonina, pois contém triptofano, o que contribui para dimininuir a sensação de depressão (muito sentida neste mês, devido ao frio, ao escuro, aos gastos nos meses anteriores...).


Fevereiro: maçã
Contribui para a diminuição das constipações, pois é rica em vitamina C. Por isso mesmo, reforça o sistema imunológico, ajuda na cicatrização e combate o envelhecimento, entre outros. É, também, rica em pectina, uma fibra solúvel que combate o colesterol.

Março: cerejas
São ricas em antioxidantes, que combatem os radicais-livres, logo previnem o envelhecimento precoce.



Abril: morangos
São ricos em vitamina C e em anti-oxidantes. Previnem o aparecimento de constipações e gripes e combatem os radicais livres.
Óptimos para os primeiros dias de sol, visto que este potencia os radicais-livres.





Maio: pepino
Rico em vitamina A, tendo uma óptima acção na pele, nos olhos, nos cabelos, protegendo contra a acção do sol.



Junho: espinafres
Ricos em vitaminas e minerais e têm muita água. Protegem da acção do sol e hidratam neste início de Verão, respectivamente.



Julho: vinho
Tem a capacidade de promover o aumento da tensão arterial,. excelente para os hipotensos, pois regula a tensão, que, com o calor, tem tendência para diminuir ainda mais.






Agosto: kiwi
Ricos em vitamina C, água e fibras
Têm uma acção antioxidante, hidratante e facilita o trânsito intestinal (este é prejudicado pela desidratação, potenciada pelo tempo quente sentido nesta altura).



Setembro: couve-flor
Rica em vitaminas do complexo b, fundamentais para o desenvolvimento das crianças, importante no início do ano escolar.





Outubro: brócolos
Ricos em vitamina C e ácido fólico, ferro, cálcio e potássio. Protegem os ossos e os dentes e oferecem alguma protecção contra certos cancros.



Novembro: laranja
Rica em vitamina c e fibras. Previne constipações e gripes.






Dezembro: chá
Contém uma grande quantidade de antioxidantes.
O frio, tal como o calor (condições atmosféricas agrestes), também, promove os radicais livres.
É hidrante, óptimo para quem, por causa do frio ou por outro motivo, não ingere água suficiente.
Por outro lado, ajuda a resistir às tentações culinárias desta época festiva, por ser saciante.


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